...cultures were not opinions ♫

Feliz Aniversário (atrasado) Kurt Cobain

A biografia é enorme e não consegui traduzi-la inteira, então publico à vocês a carta deixada por Kurt Cobain. (Fiquem felizes por eu ter ao menos traduzido a carta).


"Para Boddah

Falando pela boca de um cara tolo experiente que obviamente preferiria ser um cara com complexo de infantilidade. Esta nota deve ser muito fácil de entender.

Todos os avisos sobre as 101 maldições do punk rock atraves dos anos, desde a minha apresentação às, digamos, éticas envolvidas com independencia e engajamento de nossa comunidade se mostraram ser verdadeiras. Eu não tenho sentido a excitação de ouvir e criar música enquanto lia e escrevia durante vários anos. Me sinto culpado além das palavras sobre estas coisas.

Por exemplo, quando estamos atrás do palco e as luzes apagam e o urro da multidão começa, isto não me afeta mais da maneira que afetava Freddy Mercury, que parecia amar, viver pelo amor e adoração do público, que é algo que eu totalmente admiro e invejo. O fato é que não posso enganar vocês, nenhum de vocês. Simplesmente não é fácil para vocês nem para mim. O pior crime que poderia imaginar é enganar pessoas fingindo como se eu estivesse tendo 100% de diversão.

Algumas vezes sinto como se tivesse um despertador que me avisa antes de entrar no palco. Eu tentei todo o possível para apreciar isto (e eu tentei, Deus, acredite-me, eu tentei, mas não foi suficiente). Eu apreciei o fato de que eu e nós haviamos influenciado e divertido um monte de pessoas. Eu devo ser um desses narcisistas que apenas apreciam as coisas quando elas não existem mais. Eu sou muito sensitivo. Preciso estar um pouco anestesiado antes de retomar o entusiasmo que uma vez tive quando criança.

Em nossas 3 últimas turnês tenho tido uma apreciação muito melhor por todas as pessoas que conheci pessoalmente e com orfãs de nossas músicas mas ainda não consigo superar a frustração, a culpa e empatia que tenho por todos. Há bondade em todos nós e eu acho que simplesmente amo as pessoas demais, tanto que me faz sentir triste demais. O triste pequeno, sensitivo, desgostoso, Peixes, Jesus homem! Porque você não apenas não aproveita? Não sei!

Eu tenho uma deusa de esposa que transpira ambição e empatia e uma filha que me lembra muito do que fui, cheio de amor e carinho, beijando cada pessoa, como se todos fossem bons e jamais fossem fazer-lhe mal. E isso me aterroriza ao ponto de me deixar sem ação. Não posso suportar o pensamento de Frances se tornar o miserável e auto-destrutivo rock-star morto em que me tornei.

Eu tive coisas boas, muito boas, e eu sou grato, mas desde os sete anos fui tomado por um ódio contra todas as pessoas. Apenas porque parecia fácil demais para as pessoas se conhecerem e terem empatia. Apenas porque eu amava e me sentia culpado demais pelas pessoas, eu acho.

Obrigado a todos pela pena de minhas queimaduras, estômago nauseado, por suas cartas e compreeensão durante os últimos anos. Eu sou muito um errático, triste, bebê! Eu não tenho mais a paixão e então lembrem-se, é melhor queimar que se deixar apagar. Paz, amor, empatia. Kurt Cobain

Frances e Courtney, estarei em seu altar. Por favor continue, Courtney, por Frances. Por sua vida, que será muito mais feliz sem mim.

EU AMO VOCÊS, EU AMO VOCÊS!
"

Nota¹: No livro 'Cobain' é mencionado que Boddah era um dos amigos imaginários de Kurt durante a infância.
Nota²: O último trecho da carta foi encontrado com uma letra de caligrafia diferente da caligrafia de Kurt. Alteração? Se sim, de quem? E por quê?

Nenhum comentário: